domingo, 22 de setembro de 2013

A culpa é das estrelas..resenha

| |
   

   Pois é meus queridos ,até que enfim a minha resenha,confesso a vocês que fui lendo este livro aos poucos ,degustando cada palavra ,cada pedaço imaginando cada cena e procurando entender o porque eu choraria ao ler o livro a Culpa é das Estrelas ...
    Bem o livro começa falando sobre Hazael uma adolescente de 16 anos que foi motivada pela sua mãe e pelo seu médico para participar de um grupo de apoio ao câncer  ,onde o palestrante se chamava William ,ela tinha câncer na tireoide que acabou sendo alojada em seu pulmão,ela vivia com um cilindro de oxigênio e para dormir usava o BIPAP,neste encontro conheceu Isaque um jovem que teve câncer ocular  e se tornaram grandes amigos ..
     Um certo dia,Hazael, acordou desanimada para frequentar o grupo ,mas vendo que não tinha como enrolar sua mãe acabou indo ... chegando lá conheceu o Algustus ,um jovem de 17 anos ex jogador de basquete que tinha a  perna amputada ,devido o  câncer osteossarcoma ,ele, por convite do amigo Isaque resolveu visitar o grupo e acabou se apresentando ..
    Seus olhos não paravam de admirar a beleza de Hazel e assim começou uma  uma bela amizade...ela  gostava de um livro chamado "Uma aflição Imperial" este livro fala sobre Anna uma adolescente que tinha leucemia ,o autor( Peter Van Hourter)   não acabou a  narrativa dando a entender que a personagem principal havia morrido mas ficou na mente de Hazel o que teria acontecido com os outros personagens .
      Isaque seu melhor amigo teve que operar e arrancar seu outro olho,enfim ,ficou cego e a namorada que ele tanto amava sumiu .
         Certo dia Hazel acordou muito mal ,com uma forte dor de cabeça e imediatamente chamou seus pais  , ela acabou parando na UTI ,Augustus sendo avisado foi imediatamente ao encontro de Hazel ,seus pulmões foram drenados  e depois de seis dias ela teve alta hospitalar , e assim sucedia  uma linda amizade ..
     Até que Gus para satisfazer o sonho de Hazel resolve viajar com ela e sua mãe para conhecer o autor Peter Van Houten para lhe falar o que havia acontecido com os outros personagens do livro tipo: a mãe de Anna se havia ficado ou não com o vendedor de Tulipas ,o hamster  e se o vendedor de Tulipas era ou não honesto..
           Nesta viagem conhece o tal escritor que a recebeu super mal ,e não revelou aquilo que ela tanto queria ouvir :o destino de seus personagens ....acabou se entregando  de corpo e alma para o Gus ,onde ocorreu  sua primeira vez ao lado do homem que ela tinha certeza que o amava ....
        Nesta viagem de volta para sua cidade ela descobre que o câncer do Gus voltou e aí que acontece a reviravolta...pelo fato de sabermos  que Hazael tem câncer nos pulmões ,dificuldade de respiração  achamos que ela morrerá e o Gus como  estava curado obviamente ele terminaria  sozinho,mas não ,infelizmente foi ao contrário ...Gus ficou super mal,comia através de sonda ,já não mais controlava seu corpo, suas necessidades  fisiológicas e intestinais ,enfim,ele estava morrendo aos poucos..
     Pois é gente ,acho que vocês puderam imaginar o que aconteceu com o Gus né +?mas Hazael não tirava o fim daquele livro da cabeça e soube através de Isaque  que Gus escreveu o fim para  ela,já que ele havia  presenciado  a maneira que o autor a tratou.
     Nesta busca incessante para ter a última lembrança do amado ela se esbarra com esta triste frase...
       Eu aceito as minhas escolhas e espero que a Hazel aceite as delas.
       Eu aceito Algustus ,eu aceito...
    Será que eu chorei com o livro?bem gente ,o livro é emocionante ,para uma pessoa que presenciou alguém da família com o mesmo estado de Hazel ou de Algustus,usando BIPAP,cilindro de oxigênio ,sonda gástrica ...volta a relembrar aqueles momentos e acaba sofrendo junto com o personagem ,por exemplo: minha sogra já falecida tinha a doença Ela (Exclerose Lateral amiotrófica) ,ela sabia que iria morrer,pois essa doença não tem cura ,então ela usou BIPAP,sonda gástrica e etc ...uma vez a  sua  sonda  saiu e o alimento escorreu pela sua barriga , o mesmo pânico que Hazel passou com o Algustus eu presenciei com a minha sogra ,não tem como não chorar com um livro que relata aquilo que você vivenciou com  seus parentes,amigos ou algum conhecido 
         Muitas pessoas falaram que não choraram e não gostaram do livro,talvez seja pelo fato de não ter passado essa triste experiência e não entender que este tipo de doença  não tem como adiar o fim .

Um comentário:

  1. Ain <3 que bom que fez essa resenha, estava louca p/ ler mas não sabia se era bom :D Agr vou ler \o/ hey \o/ queria te avisar que estou estreando meu novo blog hj, dá uma olhadinha lá ;) aposto q vai gostar!! Obg desde já viu?! Beijinhos...

    http://www.bemodelblog.com/

    ResponderExcluir

Fiquei muito feliz em receber sua visita :)
Volte mais vezes ah! e não esqueça de deixar o link do seu blog .
Pois só assim poderei ter a honra de conhecer seu cantinho e retribuir a sua gentileza .Obrigado ...Desejando um lindo dia pra você .

Volte sempre!

Inscreva-se